Perca Municipalista: Morre primeira mulher a ser eleita prefeita no estado de Goiás

  • por

Nesta última quinta-feira (12), faleceu a primeira mulher a ser eleita prefeita do município de Divinópolis de Goiás. Felismina Aires Cirineu ou (Dona Filú) como era chamada, morreu aos seus 93 anos.

Foi eleita prefeita na primeira eleição municipal com voto direto que ocorreu no dia 13 de outubro de 1960, seu mandato teve início em 1961 e finalizou em 1966. No início do mandato, a mesma não tinha condições adequadas para iniciar sua administração, porém em pouco tempo conseguiu arrecadar fundos para administrar o município.

Na sua gestão adquiriu três alqueires de terra para construção de escolas rurais, aumentou o número de professoras de duas para seis, construiu duas pontes uma sobre o córrego Boa Perna e outra sobre o rio Riacho seco, construiu o cemitério local, o trecho de rodagem de Divinópolis a Monte Alegre e o primeiro campo de futebol do município, além do prédio da cadeia pública e a instalação da rede de iluminação elétrica da cidade e ampliou o prédio onde funcionava o grupo escolar.

Além de ter sido prefeita foi uma excelente comerciante, tendo um comércio de tecidos e uma pensão na cidade. Ela também comercializava couro de gado em Barreiras (BA), que segundo seus relatos, recolhia na região os couros e levava de avião até Barreiras. Como ela relatava, havia uma linha área e alguns pontos nos quais o avião saía entre os municípios vizinhos de Campos Belos (GO) e Arraias (GO).

Em um mês marcado por datas diretamente ligadas a mulher, a perca da primeira mulher eleita no estado de Goiás deixa um triste marco inenarrável, porém uma influência nitidamente relevante até os dias de hoje, pois cada vez mais surgem figuras femininas na luta pelo municipalismo.

FGM