Parabéns Goiânia pelos 84 anos

A Federação Goiana de Municípios (FGM) homenageia Goiânia, que completa 84 anos nesta terça-feira 24 de outubro. Representando todos os municípios goianos o presidente Haroldo Naves, parabeniza a capital do Estado pela a sua história, lutas, conquistas, desafios e desenvolvimento e que continue sendo acolhedora como sempre foi.
Segundo o IBGE é a sexta maior cidade do Brasil em tamanho com uma população de cerca 1,4 milhões de pessoas, e o décimo primeiro município mais populoso do Brasil. A sua região metropolitana possui aproximadamente 2,4 milhões de habitantes, o que a torna a décima terceira região mais populosa do país.
Localizada no centro do seu estado, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro.
Os estreitos laços de amizade e inteirações políticas entre Pedro Ludovico Teixeira e Vargas contribuíram bastante para essa empreitada. Sofreu um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960 e atingiu um milhão de habitantes em 1996. É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste sendo superada apenas por Brasília. É um importante polo econômico da região, considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura.