Para evitar acidentes Goiás Turismo irá mapear áreas de risco no ecoturismo

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), vai mapear as áreas de ecoturismo, consideradas em situação crítica, e tomar medidas para reduzir a incidência de riscos de acidentes. A medida foi tomada a partir de reunião entre o presidente da Agência, Fabrício Amaral, acompanhado de secretários de vários Estados brasileiros, com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto para debater medidas que podem ser adotadas, em nível nacional, para evitar a ocorrência de tragédias, como a de Capitólio, em Minas Gerais.

Os Estados vão elaborar, nas próximas semanas, um relatório com todas as áreas de risco que precisam de laudos geológicos. O levantamento será entregue pelo  Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) ao Ministério do Turismo (MTur). Outra medida defendida pelos dirigentes estaduais é a inclusão do Turismo no Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. O Fornatur se colocou à disposição do MTur na tomada de medidas urgentes para prevenir acidentes.

Além de solicitar que Estados e municípios incluam pontos turísticos prioritários para realização de estudos geológicos e de prevenção de riscos, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, informou que irá disponibilizar um curso gratuito de capacitação voltado a condutores de turismo náutico. “Essa capacitação, que nós já vínhamos desenvolvendo, é de fundamental importância. Não apenas pelo momento, mas, para a inclusão no mercado de trabalho de profissionais que dêem segurança ao turista”, afirmou.

FGM e Governo de Goiás