Para discutir e encaminhar as prioridades dos Municípios, XXIII Marcha será em outubro

Para que seja possível discutir e28012021 marcha outubro encaminhar as principais pautas dos Municípios brasileiros, o maior evento municipalista da América Latina, a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, será de 4 a 7 de outubro. A novidade foi anunciada aos gestores sulistas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, ao final doS Seminários Novos Gestores, na tarde desta quinta-feira, 28 de janeiro.
Ao encerrar a série de encontros on-line, que recebeu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipalistas, Aroldi lembrou da última Marcha e falou da expectativa em torno do XXIII encontro municipalista na capital federal, cancelado no ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus. “Nós contamos sempre com uma forte presença de autoridades dos três poderes e do Tribunal de Contas da União”.
Além dos presidentes da República, da Câmara e do Senado, o evento recebeu, em 2019, centenas de parlamentares, ministros, governadores e mais de 9 mil lideranças municipalistas. “Havíamos nos preparado para realizar a Marcha, novamente, no mês de maio, mas chegamos à conclusão de que talvez o mês de maio ainda não ofereça as condições sanitárias necessárias para um evento dessa proporção”, relatou o líder municipalista ao explicar o motivo na nova data.
“Nós transferimos para a primeira semana de outubro, e pedimos que reservem na agenda esta data para estarem conosco, presencialmente em Brasília”, pediu. O presidente da CNM acredita que a presença maciça dos gestores locais, dentro dos protocolos de segurança, é uma forma de mostrar a força e a união do movimento municipalista na luta pela pauta prioritária, junto ao Congresso Nacional, ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), José Cunha, apoia a decisão do movimento municipalista, ressaltando que esta é a decisão mais acertada. “A FGM apoia  a decisão do Presidente Glademir Aroldi, estamos num momento onde a cautela na decisões é o melhor caminho”.
Confira! Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será em outubro
Conquistas da Marcha marcam encerramento dos Novos Gestores – Edição Norte e Centro-Oeste
Aroldi anuncia nova data da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios; 4 a 7 de outubro
28012021 Novos Gestores sul AroldiCarta Aberta
Ao encerrar as atividades com os gestores municipais do Rio Grande do Sul (RS), Aroldi também falou sobre a Carta Aberta ao Congresso Nacional e ao Governo Federal divulgada ontem, apresentando cinco reivindicações urgentes para que os prefeitos possam fazer o enfrentamento da Covid-19 e garantir a imunização dos grupos de risco e profissionais de saúde. “A vacina é o único caminho e ferramenta para que possamos resolver e amenizar a situação sanitária complicada que estamos vivendo”, afirmou.
“Vamos salvar vidas, diminuir a árdua tarefa que estão tendo os nossos profissionais da saúde e criar condições necessárias para a retomada das atividades econômicas, do desenvolvimento econômico e social do Brasil”, sinalizou o presidente da CNM. Ele completou: “estamos vivendo um novo pico, uma segunda onda com a disseminação do vírus e precisamos da prorrogação do decreto criando as condições necessárias para os gestores federais, estaduais e municipais fazerem o enfrentamento à crise”.
Coleção
Aroldi falou sobre as demais exigências da carta e, antes de encerrar o evento, avisou que a Coleção Novos Gestores, com 23 cartilhas, das mais diversas áreas da administração local, está disponível para acesso na Biblioteca CNMO Livro do Prefeito é um dos exemplares indicados, pois orienta o gestor na sua atuação para os próximos quatros anos. “Vamos encaminhar a todas as prefeituras nos próximos dias”, contou.
Os últimos minutos do evento virtual foram reservados para agradecer a cada participante, colaborador, consultor e técnicos que fizeram o evento acontecer. O líder municipalista voltou a destacar a parceria com as entidades estaduais e microrregionais e os consórcios intermunicipais. “Estaremos juntos pelos próximos quatro anos, sofrendo com as dificuldades, tentando encaminhar soluções e vibrando com cada conquista”, finalizou.