Os perfis da equipe do PDDE Interativo devem ser revisados por secretarias escolares

No início do semestre letivo, momento em que os novos diretores tomam posse nas escolas e que deverão ser cadastrados no PDDE Interativo é necessário lembrar que as as secretarias de educação devem realizar a administração de usuários no sistema e atualizar a inativação ou mudança de perfil dos antigos profissionais.

Para a melhor execução das ações que envolvem o repasse de recursos, por meio do Programa Dinheiro na Escola, é necessário que os usuários do sistema estejam com seus dados atualizados e senha ativa. O Comitê Gestor é responsável por essa tarefa e há quatro perfis que devem passar pela ação de inspeção: diretor da escola, coordenador, comitê gestor e equipe de apoio na secretaria.

Esse comitê tem a finalidade de ser uma ponte de comunicação entre o MEC e a escola. Entre suas funções, estão a de administrar os usuários do sistema PDDE Interativo e ajudar escolas a interagirem com as suas funcionalidades na adesão aos programas do MEC e na elaboração dos planos de trabalho e, por fim, auxiliar com a execução dos recursos e com a prestação de contas.

Como fazer:

No módulo “Administrativo”, é possível consultar todos os usuários vinculados à sua rede de educação, bem como o “status” de cada um e o “perfil” atribuído. O comitê poderá verificar se há a necessidade de bloquear ou inativar usuários ou ajustar o perfil de acesso, em casos de alteração de função no âmbito da secretaria de educação. Usuários que não façam mais parte das funções da equipe do PDDE Interativo nas secretarias de educação, mas que desejarem manter o acesso ao sistema, poderão ter o perfil modificado para “consulta”.

É muito importante que essa atualização seja feita, pois os perfis têm responsabilidades com a operação do sistema. O diretor de escola, por exemplo, é o único habilitado a elaborar o diagnóstico do PDDE Interativo, questionários de pesquisa, adesão a programas e ações do MEC, cadastro e monitoramento dos planos de trabalho pactuados.

A entidade pode consultar o Manual Primeiros Passos para acessar o sistema PDDE Interativo, que descreve detalhadamente o procedimento operacional.

Para ter acesso, clique aqui.

FGM e MEC