Novos Municípios Goianos são incluídos no Ebapi

Os municípios de Britânia, Campos Verdes, Caturaí, Guapó, Guarinos, Itumbiara, Posse, Simolândia e Trindade receberam na tarde desta terça-feira, 02, a Placa Ebapi. Eles se juntam a outros 65 municípios cadastrados no  Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi).
Segundo o Ministério da Cidadania, o programa prevê etapas de adesão do município até o chamado “selo ouro”. Até a última fase, a prefeitura deverá ter cumprido todas as etapas de implantação de programas e projetos para a pessoa idosa em seu município.
As cinco etapas de adesão as Ebapi preveem a criação de um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, diagnóstico e plano municipal de políticas da área, capacitação de gestores e servidores que vão trabalhar no setor e proposição e sanção de projeto de lei específico, contemplando o plano de ação para a área. Tudo isso até a fase três da adesão, finalizada com a obtenção do “selo bronze”.
Os selos “prata” e “ouro” são as fases já consolidadas dessas políticas no município, contendo ações obrigatórias para a população idosa na cidade, nas áreas de direitos humanos, saúde, assistência social, educação, cultura e lazer, entre outras.
Presidente da FGM, Vice Presidente da CNM; Haroldo Naves, parabenizou os 74 gestores municipais que a aderiram ao programa, “O reconhecimento da população idosa é um dos pilares da administração pública. Devemos sempre como gestor atuar de forma intransigente defendendo essas pessoas que tanto fez a nossos municípios”, ressaltou o líder municipalista.
Assessoria de Comunicação da FGM com dados da CNM.