Novo Mapa do Turismo passa a contar com 92 municípios

O novo Mapa do Turismo foi divulgado e passa a contar com 92 municípios, distribuídos em 10 regiões turísticas (Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes). De acordo com a Agência Estadual de Turismo, 6 cidades saíram e outras 19 entraram para o Mapa. A listagem anterior contava com 79 destinos.

Os novos integrantes são: Anicuns, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Cocalzinho, Divinópolis, Doverlândia, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Ipameri, Itapuranga, Luziânia, Mossâmedes, Nova Roma, Nova Veneza, Novo Gama, Palmelo, Posse, Simolândia e Uruana.

Já os municípios de Aparecida de Goiânia, Caldazinha, Catalão, Portelândia, Terezópolis de Goiás e Urutaí não enviaram a documentação exigida e saíram da lista, o município de Baliza trocou de região e passa a integrar a “Pegadas no Cerrado”.

Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para compor o Mapa,   estão a comprovação da existência do órgão ou entidade responsável pelo setor; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional. Os dados enviados pelos municípios foram validados pela Goiás Turismo e homologados pelo Mtur.

Municípios se empenharam para entrar na lista

A Região das Águas e Cavernas do Cerrado é a que agrega o maior número de municípios. São 11 destinos com vocação para o Ecoturismo com Cerrado preservado, rios, cachoeiras e cavernas – uma tendência mundial no cenário pós pandemia.

Outro destaque é o município de Ipameri, da Região da Estrada de Ferro, que foi o primeiro a enviar a documentação e comemora por retornar ao Mapa do Turismo. O município de Palmelo, conhecido como a Capital Espírita do Brasil, entrou, pela primeira vez, para o mapa.

Os gestores podem consultar e obter o certificado de adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro, para ter acesso clique aqui.

Políticas Públicas de Turismo

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento de gestão que orienta a atuação dos governos federal e estadual no desenvolvimento de políticas públicas. Ele define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente a partir de critérios obrigatórios. Além disso, apresenta os municípios, organizados em regiões turísticas, que integram a política nacional de turismo no País.

A nova configuração era esperada para 2021, mas houve atraso devido à pandemia. É necessário ressaltar que esse recorte territorial possibilita o direcionamento de verbas federais, além de ser um instrumento importante para aprimorar a gestão do Turismo e promover o desenvolvimento do setor em Goiás. Desde dezembro do ano passado, a Agência Estadual de Turismo fez um trabalho de sensibilização junto aos gestores municipais.

Foi investido em qualificação e planejamento, lançando o Programa Turismo 4.0, em parceria com o Sebrae-GO. Em 2021, a Goiás Turismo esteve nas dez regiões turísticas, ouvindo os gestores, levando capacitação e avançando, mesmo na pandemia.

FGM e Goiás Turismo