Novembro tem o primeiro FPM creditado hoje

O primeiro repasse do FPM, em novembro, já está disponível para os municípios goianos. O valor é 14,54% maior que o realizado no mesmo período em 2017, ligeiramente maior do que a previsão da própria Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Essa previsão será atualizada nos próximos dias, mas o viés de crescimento deverá ser mantido.
Para Goiás, o total distribuído é R$ 172.203.917,79, conforme cálculo da própria FGM, já descontados o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação FUNDEB. Abaixo é apresentada a comparação com os valores nacionais distribuídos em 2018 e 2017, já considerada a reposição das perdas inflacionárias pelo IPCA.

Tabela 1 – Comparativo de valores do primeiro decêndio – 2017 x 2018

A comparação com o primeiro decêndio do mês anterior também aparece favorável, com um ganho de 45,94%. Esse ganho deverá ser mantido, em porcentual mais modesto, nos outros dois repasses de novembro.

Tabela 2 – Comparativo de repasse no primeiro decêndio – outubro x novembro

Os valores para os municípios goianos, distribuídos de acordo com o respectivo fator de FPM, foram calculados pela equipe técnica da FGM e são demonstrados abaixo, junto com o comparativo dos valores repassados no mesmo período de 2017, atualizados pelo IPCA.

Tabela 3 – Valores do FPM – 1º Decêndio de Novembro

Acesse aqui o seu valor do seu município.
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional