Nova versão do Siops permite incluir arquivos de estrutura nos dados enviados ao Ministério

Foi disponibilizado aos municípios uma nova versão do software, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), essa atualização inclui os arquivos de estrutura, que possibilitarão a inserção dos dados referentes ao primeiro bimestre de 2021. O novo software para transmissão de dados à base nacional pode ser baixado a partir da página de Downloads, no Módulo Gestores.

Os municípios organizados em consórcios de gestão deverão, após atualizações necessárias, editar novamente o cadastro do Consórcio, na área de cadastro de instituições, digitando novamente o nome da organização e salvando no sistema. Após esse procedimento, o sistema deverá ser fechado e aberto novamente para realizar a alimentação dos dados. Os municípios que precisarem retransmitir dados relativos ao último bimestre de 2020 deverão, após a homologação dos dados retransmitidos, solicitar a atualização do arquivo de estrutura do 1º bimestre por meio do e-mail [email protected].

SIOPS

O SIOPS é uma ferramenta de controle e transparência, que permite ao cidadão acompanhar a aplicação de recursos na área da saúde. Por meio dele, é possível verificar se estados e municípios estão cumprindo os limites mínimos para investimento em saúde, sendo 15% das receitas para municípios e de 12% para estados.

FGM e Ministério da Saúde