Nova Lei de Licitações é aprovada pela comissão especial e vai para o plenário da Câmara

05122018 Nova Lei de Licitações 2Com articulação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o movimento municipalista conseguiu aprovar a proposta que moderniza e torna mais transparente as contratações públicas foi aprovada em Comissão Especial da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 5 de dezembro. O substitutivo do relator João Arruda (MDB-PR) para os Projetos de Lei (PLs) 1292/1995, 6814/1917 e outros 230 apensados, chamado de Nova Lei de Licitações, recebeu 17 votos favoráveis e um contra.
O movimento, que contribuiu com o texto e acompanhou a tramitação da proposta na comissão especial por quase um ano, comemora a aprovação do parecer pelos membros do colegiado. As regras atendem a pleitos antigos e urgentes dos gestores locais de atualizar os valores limites e modalidades, acessar uma lista das empresas inadimplentes e retirar a obrigatoriedade da publicação dos editais em veículo impresso.
O presidente da CNM, Glademir Aroldi, esteve em várias tentativas de apreciação nos últimos meses e hoje não foi diferente. Ele assistiu à reunião deliberativa com o 1º secretário da entidade e prefeito de Santana do Seridó (RN), Hudson Brito. “Em nome da Confederação, dos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil agradecer ao relator e presidente da Comissão pelo esforço, pela garra e determinação com esta matéria, que é importante para os Municípios brasileiros. Isso vai melhorar a gestão pública, vai agilizar as ações, sem descuidar do controle, evidentemente”, destacou Aroldi.05122018 Nova Lei de Licitações
De Goiás o presidente da FGM, Haroldo Naves, também fez o dever de casa, articulando com os prefeitos para pressionarem os Deputados Goianos que fazem parte da Comissão Especial da Câmara a estarem presentes e votasse a favor dos Municípios.
Diante da tentativa de obstrução, João Arruda foi firme sobre o esforço conjunto e a importância das regras. “Faço apelo aos parlamentares, porque fizemos construção do texto com a participação de todos que se colocaram à disposição para construir e debater a matéria em qualquer momento”, destacou.
Ao encerrar a sessão, o presidente do colegiado, deputado Augusto Coutinho (SD-PE), ressaltou o trâmite do substitutivo. “Parabenizo o deputado Arruda, que oferece ao Brasil uma nova lei de licitações. Agora vamos ao plenário para votar a matéria”, comemorou. Durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e em outras reuniões com Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da Câmara se comprometeu a dar atenção ao pleito assim que a matéria fosse apreciada na Comissão.
Fonte: CNM