Nota de Posicionamento da FGM sobre as declarações do Presidente Jair Bolsonaro

Os ataques aos Municípios e Gestores, sobre a inclusão dos mesmos na CPI das Vacinas, não consideram a luta e o trabalho frente às administrações públicas

A Federação Goiana de Municípios toma conhecimento das declarações proferidas pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre o pedido de inclusão de Estados e Municípios na CPI das Vacinas, com muito pesar. Os Gestores municipais estão sofrendo, sistematicamente, com ataques que não consideram o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos Prefeitos e Prefeitas. O municipalismo está preocupado com as indefinições por parte do Governo Federal. Em muitos Municípios de Goiás, as administrações não estão conseguindo fazer frente às medidas necessárias para sairmos deste pico da pandemia.
Por isso, o movimento municipalista clamou apoio ao Congresso Nacional, para implementação, sob a coordenação do Governo Central, de ações a serem adotadas daqui para frente. Nenhum Prefeito ou Prefeita toma medidas preventivas com alegria, estamos sendo bombardeados e pressionados, vide que são orientações de departamentos de vigilância sanitária. Quando alertados de um fato tecnicamente, e o Gestor não toma providência, é ele que incorre em crime de responsabilidade, pois não poderá alegar desconhecimento do problema.
Os Prefeitos são obrigados a tomar decisões, as quais desagradam a população e com a contrariedade de uma figura de dimensão nacional, como o Presidente, agravam a problemática. Jair Bolsonaro descredita as medidas de restrições e em algumas oportunidades responsabiliza os Gestores, não colaborando com o trabalho árduo frente as administrações públicas. Precisamos de seriedade, menos ataques, somar esforços. Nenhum brasileiro, Estado ou Município é melhor do que o outro, por isso precisamos de um plano nacional de imunização efetivo e rápido. A transferência de responsabilidade compromete mandatos e afasta a verdade.
Fonte: Federação Goiana de Municípios