MPT e FGM reúnem-se para traçar ações em prol da saúde mental dos profissionais de saúde

O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Cunha reuniu-se com o Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pela Procuradora, Drª. Janilda Guimarães de Lima, para o alinhamento de políticas para acompanhar a saúde mental dos trabalhadores da área da saúde, que estão em combate frequente da Pandemia de COVID-19.

A intensão do MPT é obter apoio junto aos Prefeitos e Prefeitas para chegar as unidades de saúde dos municípios. A intenção é que os Gestores possam atentar-se a necessidade de trabalhar a saúde mental dos trabalhadores, que estão em constante provação. “Muitos profissionais estão tendo que decidir quem vive, ou morre, devido a grande demanda de internações. Essa carga de responsabilidade acaba gerando sequelas”, declara Drª. Janilda Guimarães.
O Presidente da FGM, Cunha destacou a importância do tema para a entidade municipalista. “Vamos somar forças para enfrentar este mal. Entendemos que com profissionais de saúde fortalecidos, cuidados de toda a população. A exposição que estes profissionais vem passando, merece atenção e respeito”.
Ações para os profissionais 
O MPT pretende ministrar um curso de capacitação, onde todos os profissionais podem participar. O objeto é ensinar aos gestores, como eles podem melhorar o ambiente de trabalho. Na mesma ação, a pretensão do Ministério Público é realizar uma pesquisa para estabelecer um diagnóstico sobre a saúde mental dos trabalhadores no Brasil.
Outra ação proposta, é a realização de um curso de especialização em gestão humanizada, para capacitação feito em módulos. O Ministério Pública vai custear o valor desse curso para os profissionais que têm o interesse em participar. A meta é que cada município tenha a participação de ao menos uma unidade de saúde.
Unidade piloto 
Como forma de demonstração da importância da ação, o MPT pretende instalar uma unidade modelo, em um município, para investigação profunda. O objetivo é estimular a estratégia para aquisição de recursos, dar condições para que os líderes façam liderança positiva, entre outras estratégias.
Fonte: FGM