Ministério lança programa Plantadores de Rios

Uma iniciativa que pretende contribuir para o enfrentamento da crise hídrica em diversas regiões do País. Foi lançado na segunda-feira, 5 de junho, o programa Plantadores de Rios. A plataforma visa proteger e recuperar nascentes e áreas de preservação permanente (APP) de cursos d’água.
Para isso, uma das inovações do projeto foi aliá-lo à tecnologia com a criação do aplicativo que tem funcionalidade interativa para celulares e que liga donos de imóveis rurais inscritos do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) a interessados em investir na recuperação florestal.
Por meio da ferramenta, é possível identificar nascentes localizadas em um raio de até 50 km do interessado em adotar uma nascente. O procedimento começa com a escolha do local e o contato com o proprietário do imóvel rural. Dali em diante, inicia-se uma troca de informações pelo chat do aplicativo.
Ranking
A ferramenta permite também que os colaboradores sejam avaliados, formando um ranking dos melhores proprietários de áreas, prestadores de serviços e patrocinadores. As informações compartilhadas serão protegidas. O investimento de um colaborador na recuperação de uma área não gera nenhum direito sobre a área apoiada.
O programa ainda poderá colher informações sobre novas nascentes detectadas pelos usuários, como, por exemplo, as localizadas em áreas urbanas. As informações irão alimentar o banco de dados do SiCAR.