Ministério do Turismo lança guia de retomada Econômica do Turismo no Brasil

Os ministérios do Turismo e da Economia lançaram o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil. O documento reúne um breve diagnóstico do setor no país e apresenta um levantamento das tendências, oportunidades e desafios para o turismo, além de um mapeamento das boas práticas adotadas em outros países ao redor do mundo.

O documento, elaborado pela consultoria internacional KPMG, é fruto de uma cooperação técnica entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Voltado para os setores público e privado, o Guia propõe projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor diante da pandemia de Covid-19.

No documento são sugeridas 20 iniciativas estratégicas para o setor, entre elas, ampliar a conectividade em cidades turísticas com Wi-Fi e Internet banda larga; promover incentivos para atração de investimentos para o turismo náutico; incentivar o “Calendário de Eventos” de acordo com os conteúdos de cada região; ampliar o ecoturismo com foco nas principais unidades de conservação do país; fortalecer o turismo de “curta duração” próximo às grandes capitais; e incentivar o turismo doméstico para o brasileiro conhecer mais o Brasil.

Para acessar, clique aqui.

RELATÓRIO RETOMADA

Durante a apresentação do Guia, também foram lançados os resultados de uma aliança nacional, instituída pela Portaria MTur nº754, de 10 de novembro de lançada de 2020, para orientar a Retomada do Turismo. A iniciativa, que envolveu setor público e privado, terceiro setor e Sistema S, foi coordenada pelo Ministério do Turismo e buscou mitigar os efeitos negativos causados no setor diante da Covid-19.

O esforço coletivo foi estruturado em quatro eixos de atuação: I – preservação de empresas e empregos no setor de turismo; II – melhoria da estrutura e qualificação de destinos; III – implantação dos protocolos de biossegurança; e IV – promoção e incentivo às viagens.

Para acessar, clique aqui.

FGM e Ministério do Turismo