Ministério do Meio Ambiente institui o Programa Cidades+Verdes

Foi publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, nessa terça-feira, 22, a Portaria Nº 504, de 21 de Setembro de 2020 que Institui o Programa Cidades+Verdes e o Cadastro Ambiental Urbano – CAU. O programa busca criar, ampliar, recuperar e integrar áreas verdes urbanas.
O Programa Cidades+Verdes será implementado pelo Ministério do Meio Ambiente e poderá contar com o apoio de Estados e Municípios. Ele vai estabelecer diretrizes, indicadores, categorias e tipologias para o planejamento, implantação e monitoramento de áreas verdes urbanas. Tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida nas cidades, valorizando a prestação de serviços ecossistêmicos dessas áreas.
Para mais informações sobre o programa, o mesmo estará disponível no site do Ministério do Meio Ambiente:
www.mma.gov.br

Cadastro Ambiental Urbano – CAU

O Programa foi lançado e já faz sua primeira entrega concreta: o Cadastro Ambiental Urbano (CAU). 100% digital, o CAU é um aplicativo que inclui a ficha completa de cada área verde urbana cadastrada, a possibilidade de avaliação delas pelos usuários e a função alerta, que permite ao cidadão enviar um aviso para a gestão municipal buscar melhorias e soluções para eventuais problemas encontrados em áreas verdes da sua cidade.

O cadastramento será realizado em dois módulos,  o CAU Gestor e o O CAU Cidadão. O Gestor é um cadastro de responsabilidade, por parte dos municípios, que permitirá o registro do tipo, quantidade, qualidade e distribuição espacial das áreas verdes urbanas. O CAU Cidadão concede a sociedade informações sobre as localização das áreas cadastradas e permite a avaliação qualitativa delas, contribuindo para gestão e tomada de decisões das prefeituras.
Conheça o site para cadastramento e apresentação da plataforma:
www.portalcau.mma.gov.br
Atenção municípios: é condição necessária para acesso a recursos do Ministério do Meio Ambiente, destinados à criação, ampliação, recuperação e integração de áreas verdes urbanas a atualização das informações no CAU.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação Goiana de Municípios