Ministério da Saúde promove pesquisa para aconselhamento de atividades na Atenção Primária

O Ministério da Saúde está promovendo pesquisa para embasar o Guia de orientação para o breve aconselhamento sobre atividade física na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde.  O material auxiliará médicos, enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e outros profissionais da área nesse trabalho e visando ao bem-estar da população.

O público-alvo são as equipes de Saúde da Família que atuam nas UBS. As contribuições serão recebidas até o dia 6 de março. Para participar, clique aqui. Sobre o guia, a elaboração requer um processo amplo, que envolve ações como o levantamento da literatura disponível, o estudo de outros guias relacionados, a aproximação com distintas representações, profissionais e pesquisadores e a testagem nos cenários de interesse. Neste momento, a pesquisa sobre o Guia de orientação para o breve aconselhamento sobre atividade física na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde está na fase de realização do inquérito eletrônico com os profissionais.

O intuito é identificar conhecimentos, atitudes e práticas sobre aconselhamento para a prática de atividade física, bem como para compreender as possibilidades desse aconselhamento na rotina de trabalho e na realidade do serviço. De acordo com o cálculo amostral realizado, é necessária a participação de, no mínimo, 1.025 profissionais das cinco regiões do Brasil.

As próximas fases são: condução de grupos focais para discussão da primeira versão do documento com profissionais de saúde que atuam na APS do SUS; avaliação da versão preliminar do documento nas UBS; e consulta pública. O projeto é elaborado a partir de Carta Acordo entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc).

FGM e Ministério da Saúde