Ministério da Saúde lança programas para apoio na assistência obstétrica

O Ministério da Saúde, para apoiar as equipes de saúde que atuam na assistência obstétrica, lançou o Manual Gestação de Alto Risco. A publicação reúne informações atualizadas e ampliadas para proporcionar cuidados diferenciados às gestantes que possuem alguma doença preexistente, sofrem algum agravo ou desenvolvem problemas durante à gestação.

A publicação está em sua 6ª edição, reuniu especialistas da área de ginecologia e obstetrícia que participaram da elaboração do material. A versão preliminar está disponível para consulta. O manual busca auxiliar a organização da assistência materna e perinatal, ao uniformizar conceitos e critérios para a abordagem da gestação de alto risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das melhores evidências clínicas.

Assistência à gestante de alto risco pode contar com TeleUTI Obstétrica

Em outro programa de apoio da Ministério da Saúde, o TeleUTI Obstétrica é um projeto de teleconsultoria para apoiar as equipes de profissionais de saúde que atuam na assistência obstétrica e hospitalar no acompanhamento de casos de gestação de alto risco. Tendo como parceira a Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa visa possibilitar aos profissionais de saúde uma segunda opinião médica e criar soluções inovadoras para os casos em acompanhamento, além de oferecer operação remota de equipamentos de diagnóstico por imagem, por exemplo tomografia e ressonância magnética, e a telerregulação de casos de urgência e emergência.

A teleconsultoria será realizada por especialistas de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia, por meio de reuniões semanais para discussão de casos clínicos, além de 48 aulas assíncronas via plataforma de telemedicina da USP e treinamento presencial de habilidades e competências para enfrentamento da mortalidade.

Outro ganho do projeto é a formação de força de trabalho de saúde digital para a rede do SUS

FGM e MS