Ministério da Saúde lança guia para atendimento de pacientes com casos graves de Covid-19

A Federação Goiana de Municípios informa que o Ministério da Saúde (MS) lançou guia com orientações para o atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19. O documento, produzido sob a coordenação do professor Carlos Roberto de Carvalho, da Universidade de São Paulo, conta com o apoio de vários especialistas, instituições e hospitais de renome, além associações médicas e científicas. A FGM destaca a importância deste tipo de capacitação para os profissionais da saúde municipal.
O objetivo tem a intenção de orientar a prática dos profissionais de saúde quanto ao correto uso de oxigênio e suporte ventilatório. Outra instrução lançada pelo MS diz respeito ao uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares, que integram o que ficou popularmente conhecido como “kit intubação”. Os dois documentos foram elaborados a partir do que vem sendo convencionado no Brasil e no mundo, de acordo com o cenário atual brasileiro.
As diretrizes são aplicáveis aos serviços de saúde público e privado que atendem pacientes graves de Covid-19. O texto reúne critérios para orientar quanto à posologia recomendada, mecanismos de controle clínico, acompanhamento e verificação de resultados.
Cerca de 10% a 15% das pessoas que contraíram o coronavírus necessitam de internação em terapia intensiva devido ao agravamento do quadro, causado por insuficiência respiratória atribuída à pneumonia viral. Uma das formas de tornar a aplicação do oxigênio mais eficiente – tão essencial a esses pacientes – é evitar problemas com vazamentos e equipamentos desregulados. Além disso, o documento define parâmetros para a dosagem adequada, com segurança, e sem excessos.
Nos casos em que é necessária a intubação, as orientações tratam dos medicamentos mais indicados e os possíveis substitutos em caso de indisponibilidade. O objetivo é que profissionais de saúde tenham informação para que possam direcionar o atendimento conforme a realidade de cada unidade de saúde.
Para acessar:
Guia 1
Guia 2
Fonte: FGM e MS