Ministério da Saúde lança a campanha “Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (14), a campanha “Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”. A data celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por conta da pandemia, em 2020, o registro de doações caiu cerca de 10%. Foram 2,9 milhões de doações realizadas no ano passado. Mesmo com a redução, não houve desabastecimento de sangue no Brasil. Segundo a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do ministério, cada doação ajuda a salvar até quatro pessoas. A campanha vai mobilizar os bancos de sangue de todo o país para promover ações e fortalecer as doações.
Ao apresentar a campanha para doação de sangue, o Ministro da Saúde, Queiroga ainda reforçou a necessidade contínua de cumprir o preceito Constitucional da saúde como direito fundamental. “Esse compromisso é garantido pelo Ministério da Saúde e pelos entes subnacionais dos estados e municípios, que aplicam esses serviços disponíveis a todos os brasileiros”, afirmou. No evento, foi exibido um vídeo onde a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, pediu para que a população procure um hemocentro e doe sangue. “Milhares de pessoas em todo o país dependem da generosidade daqueles que decidem doar sangue em favor do próximo”, destacou.

Ao reforçar a importância das doações, o secretário de Saúde do Governo do Distrito Federal (GDF), Osnei Okumoto, lembrou que depois que a situação pandêmica acabar, as cirurgias eletivas e de grande porte voltarão a ocorrer com mais frequência nos hospitais, que aumentará a demanda. “É muito importante que todos tenham a consciência que realmente vamos precisar da solidariedade, da vontade de salvar vidas e do amor das pessoas. Aqueles que doam sangue são verdadeiros heróis da sociedade”, afirmou.
Também participaram do evento o secretário da Atenção Especializada à Saúde (SAES), Sérgio Okane; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e a diretora do hemocentro de Brasília, no Distrito Federal, Bárbara Simões.
A campanha
As peças publicitárias serão veiculadas nas principais mídias do país como televisão, rádio, internet e mídia exterior no período de 14 de junho a 7 de julho. A iniciativa é um dos compromissos do Governo Federal em conscientizar a população sobre a importância do esforço coletivo para salvar vidas e aumentar os estoques de sangue no país.
Doação em tempos de pandemia
O Ministério da Saúde lembra, ainda, que os hemocentros estão preparados para receber os doadores em segurança, mesmo durante a pandemia. Diversas medidas foram adotadas para a prevenção da transmissão da Covid-19. Para doar sangue, é necessário prévio agendamento para evitar aglomerações, por exemplo.
Mesmo quem já vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue normalmente. Basta esperar um período que varia de acordo com o imunizante aplicado. Aqueles que tomaram a Coronavac precisam esperar 48 horas antes de doar. Já os que foram vacinados com Astrazeneca, Pfizer ou Janssen podem fazer a doação depois de 7 dias.
Critérios para doar sangue
Você também pode ser um doador e ajudar a salvar vidas. Conheça as regras para doar sangue:
• O doador deverá ter entre 16 e 69 anos e boa saúde;
• A frequência máxima admitida é de 4 (quatro) doações anuais para o homem e de 3 (três) doações anuais para a mulher;
• O intervalo mínimo entre doações deve ser de 2 (dois) meses para os homens e de 3 (três) meses para as mulheres;
• A doação de sangue deve ser voluntária, altruísta e não remunerada (direta ou indiretamente).
FGM e Ministério da Saúde