Ministério da Saúde disponibiliza nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão

O Ministério da Saúde disponibilizou para download uma nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS). A Federação Goiana de Municípios (FGM) reforça a importância dos Municípios atualizarem o sistema e alerta que a versão 4.1.7 traz diversas melhorias que auxiliam ainda mais a organizar o processo de trabalho das equipes de saúde.
Entre as novas funcionalidades, os usuários podem ter o registro de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) e o módulo de acompanhamento de condições de saúde. Lista-se também a nova identidade visual, que permite uma melhor navegabilidade entre os módulos. Outras funcionalidades são a transmissão de prescrições de medicamentos e encaminhamentos para o centralizador nacional e o envio automático para as instalações centralizadoras estaduais.
Lembrando que, para o download ser realizado, o município deve atentar a alguns detalhes:

  • o PEC do Município deve estar na versão 3.2.31, que possui adaptações, melhorias e segurança necessárias para a nova versão;
  • Caso não esteja, a orientação é que seja instalado primeiro a versão 3.2.31 e então atualize para a versão 4.1.7;
  • O gestor pode fazer download do material;
  • Em caso de problemas técnicos e dúvidas, o usuário pode acessar o manual, ou se comunicar diretamente no canal disponibilizado pela Pasta.

Além da atualização do PEC, também foi desenvolvida, para utilização de registro em papel,  uma ficha de Coleta de Dados Simplificada (CDS) específica para a campanha de vacinação contra a Covid-19.
 
Fonte: Assessoria de comunicação FGM e CNM