Ministério da Saúde cria o projeto de capacitação “SOS de Ponta”

O Ministério da Saúde lança, no dia do médico, o projeto “SOS de Ponta” que visa capacitar cerca de 10 mil profissionais de saúde na busca de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no que tange ao atendimento a pacientes em situações de urgência, emergência e catástrofes. A ação também propõe a atualização dos protocolos de suporte básico e avançado à vida do SAMU, o que vai contribuir para uma gestão mais eficiente por meio de ações de educação permanente e ferramentas de apoio à tomada de decisão.

Nas modalidades presencial e a distância, os cursos, que têm previsão para começar em dezembro deste ano, serão oferecidos a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e profissionais da Força Nacional do SUS. Profissionais de saúde que atuam na abordagem de pacientes críticos, profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, gestores de unidades de saúde, bem como gestores estaduais e municipais também vão poder contar com cursos de reciclagem oferecidos pelo Ministério da Saúde.

O projeto vai apoiar ainda a estruturação de centros formadores dos Núcleos de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de todo o País para que formem profissionais com competências para um atendimento com condutas técnicas e qualificadas. Como também a reformulação da Ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, que constituirá um banco de dados com informações de profissionais qualificados e dispostos a atuar em situações de emergência e catástrofes. A iniciativa apoiará a Força Nacional do SUS no gerenciamento do banco de profissionais voluntários, bem como as gestões municipais e estaduais.

Os cursos do “SOS de Ponta”

As capacitações serão realizadas por eixos, e o primeiro deles é composto por seis cursos básicos. Os cursos do eixo que trata sobre a abordagem ao paciente crítico nas urgências e emergências, serão oferecidos a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, profissionais da Força Nacional do SUS.

São eles:

  • Suporte Básico de Vida
  • Suporte Avançado de Vida Cardiovascular
  • Suporte Avançado de Vida em Pediatria
  • Suporte Pré-Hospitalar no Trauma
  • Suporte Avançado de Vida no Trauma e Ventilação Mecânica

Serão ofertados, ainda, cursos de pós-graduação latu sensu. Eles compõem o segundo eixo focado na gestão de situações de emergência em saúde pública. Esses cursos serão oferecidos aos profissionais de saúde que atuam na abordagem à pacientes críticos; gestores de unidades de saúde; e gestores estaduais e municipais. São eles:

  • Gestão em Situação de Emergência em Saúde
  • Gestão Hospitalar para Situações com Múltiplas Vítimas
  • Comunicação em Emergência em Saúde Pública

Ministério da Saúde e FGM