Ministério da Saúde atualiza metodologia de distribuição de vacinas para os Estados

  • por

O Ministério da Saúde (MS) atualizou a metodologia de distribuição de doses de vacinas aos Estados, divulgadas na segunda-feira, 9 de agosto, destacando o quantitativo de imunizantes. Em nova atualização na CIT, foi pactuado pelos secretários estaduais de saúde e MS que o objetivo da distribuição das vacinas será o de equiparar a cobertura vacinal dos Estados de acordo com a população, para que seja finalizado o processo de imunização sem que haja benefícios ou prejuízos à suas respectivas populações.
A pauta em questão é tema frequente de articulações promovidas pela Federação Goiana de Municípios (FGM), inclusive, propondo reuniões junto a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) para esse reajustamento de doses. Um grupo de trabalho foi criado para levantar as disparidades do número populacional e de doses em alguns municípios goianos, os resultados das articulações serão divulgados posteriormente pela entidade municipalista.
O estudo 
O cálculo considera toda a população ainda por vacinar com idade decrescente até a idade de 18 anos daquele Estado. Nesse sentido, a metodologia adotada nesta pauta considerou como parâmetros: população igual ou maior de 18 anos; esquema vacinal por doses administradas completo e o quantitativo de doses ainda faltantes para serem distribuídas por Unidade da Federação, independente de grupo prioritário.
Portanto, os Estados que estiverem mais atrasados na vacinação, receberão quantitativos um pouco maiores para serem de modo gradual, equiparados aos mais adiantados na vacinação. O Ministério da Saúde orienta que cada secretaria estadual faça a equiparação de doses distribuídas de forma semelhante, ou seja, por faixa etária decrescente.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.
Mais de 5 milhões de vacinas
Ainda de acordo com o Informe Técnico, serão distribuídas 2.223.500 (D2) Astrazeneca/FioCruz e 3.502.980 da Pfizer/Comirnaty. No caso da Janssen, que é aplicada em dose única, a disponibilidade ofertada pelo governo federal chega a 83.500 imunizantes.
FGM, CNM e Ministério da Saúde