Ministério da Saúde alerta sobre necessidade dos municípios seguirem PNO para garantir segunda dose

O Ministério da Saúde (MS) alertou os municípios para seguirem as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), para garantir a segunda dose.  Segundo o Ministério,  o cálculo é baseado no quantitativo já distribuído aos estados para primeira dose. Aqueles que não seguirem as recomendações poderão sofrer com falta de doses para completar os esquemas vacinais da população.

A recomendação foi divulgada nesta segunda-feira (13), em um documento publicado pela pasta e encaminhado aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). A preocupação se deu depois de alguns Estados relatarem falta do imunizante Astrazeneca para a segunda dose. No entanto, a distribuição do Ministério da Saúde foi feita conforme o previsto e calculada respeitando o prazo para a dose 2, que atualmente é de 12 semanas, para todas as localidades.

A pasta reforça que há a previsão de entregas de mais 62 milhões de doses da Astrazeneca em 2021, o que garante a segunda dose sem prejuízos para a população.

Até agora, mais de 259,4 milhões de doses já foram distribuídas e 137,7 milhões de brasileiros tomaram a primeira dose, ou seja, 86% da população adulta. Mais de 72,7 milhões de brasileiros já tomaram a segunda dose, o que representa 45,4% da população acima de 18 anos.

FGM e Ministério da Saúde