Ministério da mulher cria Programa Famílias Fortes fortalece vínculos familiares; Municípios podem manifestar interesse

A Federação Goiana de Municipais (FGM) informa aos gestores municipais que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família, desenvolveu o Programa Famílias Fortes (PFF). Com um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e, consequentemente, comunitários, a iniciativa tem como principal objetivo prevenir situações de risco social, físico ou emocional.
Neste momento de pandemia, o PFF ganha ainda mais importância para as famílias fortalecerem seus laços. Faz parte dos objetivos do programa estimular pais e filhos a desenvolverem suas capacidades comunicação e relacionamentos mais saudáveis. Ganha destaque ainda o apoio mútuo e os cuidados com situações de estresse e influências externas que possam gerar situações de vulnerabilidade e risco social, como uso de drogas.
Para isso, o Famílias Fortes adota metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, que podem ser realizados nos Municípios pela área de educação ou da assistência social. Além do uso dos equipamentos públicos, o método agrega ao trabalho já desenvolvido pelas equipes municipais.
A condução dos trabalhos deve ser feita com um facilitador, que dispõe de um manual detalhando todas as atividades e o tempo para cada uma, além de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. Enquanto houver isolamento social em decorrência do novo coronavírus, o MMFDH deixa disponível, em sua biblioteca virtual, uma série de documentos e vídeos para que os trabalhos do programa continuem.
Fonte: FGM com dados CNM.