Ministério da Educação libera módulos práticos do curso online ABC

  • por

O Ministério da Educação lança curso on-line de Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), com dois novos módulos. O curso é destinado a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura e elaborado pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), trazendo duas sequências de atividades. Uma, chamada de ‘Programa de Promoção de Competências Pré-Leitoras’, para ser aplicada no último ano da educação infantil. A outra, voltada ao primeiro ano do ensino fundamental, é o ‘Programa de Promoção Precoce nas Competências de Leitura’.
Cada módulo contém um vídeo com a fundamentação teórica e aplicação prática das atividades de intervenção do livro ABC na Prática, uma ficha com os objetivos e a descrição da atividade e, ainda, materiais de apoio disponíveis para impressão. Com o lançamento de mais esse importante recurso com parâmetros internacionais de qualidade, reforçando o nosso compromisso com a formação de nossos professores.
Capacitação
O Curso ABC é a segunda capacitação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), conta com mais de 4,7 milhões de visitas e já tem 199 mil inscritos. Os interessados ainda podem se cadastrar no próprio Avamec, onde as aulas são oferecidas, e terão acesso a todo o conteúdo disponível, incluindo esses novos módulos.
Parte do Programa Tempo de Aprender, a formação é resultado da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, por meio da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Faça sua inscrição aqui.
FGM e MEC