Ministério da Cidadania oferece curso gratuito sobre atenção à primeira infância

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que já está disponível nas plataformas do Portal da Cidadania o curso “Programa Criança Feliz – Conhecendo a Família e a Comunidade”, elaborado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania juntamente com a Universidade de Brasília (UNB). O objetivo geral da iniciativa é ampliar os conhecimentos e promover uma atuação mais qualificada dos profissionais que trabalham no Programa Criança Feliz e demais profissionais atuantes na rede socioassistencial, abordando temas como: território, comunidade, redes de serviços e as diversidades das famílias brasileiras.
As aulas serão oferecidas na modalidade EaD e os participantes terão direito a certificado. Qualquer pessoa interessada no tema poderá participar, entretanto o curso é direcionado a profissionais atuantes no Programa Criança Feliz e demais profissionais atuantes nas redes de serviços socioassistenciais. A carga horária é de 20 horas.
Além deste, estão disponíveis sobre essa temática o “Curso Básico do PCF” e “A Promoção do Desenvolvimento Infantil e o PCF”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro e o curso deverá ser finalizado até 31 de dezembro de 2020.
O Portal EaD do Ministério da Cidadania oferece atualmente 26 cursos e diversos tutoriais em temas como Primeira Infância, Assistência Social, Programa Bolsa Família, entre outros que também estão com inscrições abertas.
Como participar
Para realizar o curso, é imprescindível que você realize o seu cadastro completo no Portal Capacitação Cidadania, conforme indicam os passos abaixo:
1.       Acesse o Portal Capacitação Cidadania clicando aqui;
2.       Se é a primeira vez que você acessa o Portal, selecione no canto esquerdo a opção “Novo usuário” e preencha todos os dados solicitados;
3.       Realize o seu acesso digitando o seu CPF e senha.
4.       O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aparecerá e você poderá acessar o curso clicando:
a. Sobre o Banner do Curso na área “Destaques” ou;
b. Na categoria “Assistência Social”. Nesta área clique sobre “Cursos” e, em seguida, sobre o nome do curso que deseja fazer inscrição;
Para receber a certificação, o participante deverá realizar a Avaliação de Reação e Teste Final, alcançando um desempenho mínimo de 60%.
Fonte: FGM com dados do MC.