Ministério da Cidadania lança curso gratuito voltado à área da assistência social

O Ministério da Cidadania lançou o curso Os Conselhos de Assistência Social e os Benefícios Socioassistenciais de Transferência de Renda, elaborado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) em parceria com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O curso é oferecido na modalidade a distância (EAD) e conta com certificado de participação.
O objetivo geral do conteúdo, cuja carga horária é de 28 horas, é explicar o funcionamento dos Conselhos de Assistência Social (CAS), bem como o exercício efetivo do controle e da participação social na garantia dos direitos e manutenção dos benefícios socioassistenciais e de transferência de renda no âmbito da assistência social.
O material é recomendado a conselheiros da assistências social, técnicos e gestores, profissionais e usuários do SUAS, membros de entidades e organizações socioassistenciais, entretanto poderá ser acessado por todos os interessados pelo assunto.
Além deste, são oferecidos outros 25 cursos e diversos tutoriais de temas como Primeira Infância, Assistência Social, Programa Bolsa Família, entre outros que também estão com inscrições abertas.
Presidente da Rede de Primeiras Damas da FGM e Presidente do Coegemas, Fabiano Ceciliano, destaca aos gestores de Assistência Social a importância na participação nos cursos, pois os Conselhos Municipais de Assistência Social são fundamentais para o desenvolvimento da política assistencial.

Como participar

Para realizar o curso, é imprescindível que você realize o seu cadastro completo no Portal Capacitação Cidadania, conforme indicam os passos abaixo:
1.       Acesse o Portal Capacitação Cidadania clicando aqui;
2.       Se é a primeira vez que você acessa o Portal, selecione no canto esquerdo a opção “Novo usuário” e preencha todos os dados solicitados;
3.       Realize o seu acesso digitando o seu CPF e senha.
4.       O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aparecerá e você poderá acessar o curso clicando:
a. Sobre o Banner do Curso na área “Destaques” ou;
b. Na categoria “Assistência Social”. Nesta área clique sobre “Cursos” e, em seguida, sobre o nome do curso que deseja fazer inscrição;
Para receber a certificação, o participante deverá realizar a Avaliação de Reação e Teste Final, alcançando um desempenho mínimo de 60%.
Para mais informações, acesse “Perguntas Frequentes” ou envie um e-mail para .
Fonte: FGM com dados MC.