MEC realiza lançamento do aplicativo Clique Escola 2.0

Foi realizado o  lançamento da versão 2.0 do aplicativo educacional gratuito Clique Escola. A nova versão, que já está disponível para download, apresenta dados atualizados e funcionalidades inéditas. Agora, a plataforma oferece uma oportunidade de interação entre os diretores escolares de todo o Brasil e um espaço para divulgação de projetos escolares.

O Clique Escola disponibiliza várias informações, como dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); taxa de distorção idade-série; taxas de rendimento; e repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Além dos dados, as novas funcionalidades dão oportunidade para que os gestores educacionais troquem experiências e, assim, aperfeiçoem metodologias e técnicas, por meio do compartilhamento de projetos escolares.

As informações do aplicativo são retiradas do banco de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), e o desenvolvimento da nova versão conta com a participação do Centro de Artes e Comunicação (CAC), da UFPE.

Lançada em março de 2020, a primeira versão do Clique Escola obteve cerca de 215 mil downloads. A plataforma foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o MEC e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro de Informática com o objetivo de dar transparência aos dados educacionais e financeiros das mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica do Brasil.

FGM e MEC