MEC lança programa de intervenção para estudantes da pré-escola e ensino fundamental

O Ministério da Educação (MEC) lança dois programas práticos de intervenção para os estudantes do último ano da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental. Os programas apresentam conhecimentos atualizados e validados empiricamente, com sólida eficácia no ensino da leitura, e disponibilizam, ao todo, 38 atividades. Para cada uma das atividades, foi preparada uma ficha contendo os objetivos, os materiais, a duração, a descrição da atividade e os materiais de apoio necessários para o desenvolvimento da atividade.

O principal objetivo das atividades é promover sobretudo a consciência fonológica, com ênfase na consciência fonêmica, o princípio alfabético e o exercício da decodificação. Além das atividades, o MEC está disponibilizando um conjunto de vídeos, que atuarão como um complemento ao material disposto no Manual

Segundo o Ministério, a estão sendo disponibilizados conteúdos sólidos de alta qualidade, com base em evidências científicas, para conferir a você ainda mais segurança em sala de aula, seja no preparo dos estudantes para a alfabetização, seja na consistente aprendizagem da leitura e da escrita. Que os profissionais da educação e os estudantes de licenciatura usufruam deste importante material e colham bons resultados em sua prática pedagógica.

Acesse as fichas de atividades.

Acesse a playlist ABC na Prática.

FGM e MEC