MEC disponibiliza duas ferramentas para implementação da Política Nacional de Alfabetização

  • por

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), duas importantes ferramentas que atuam como suporte aos profissionais da educação básica do país. São eles: o Sistema On-line de Recursos para a Alfabetização (Sora) e o Sistema dos Programas de Alfabetização (SisAlfa). A Federação Goiana de Municípios (FGM) entende a importância destes programas para garantir o sucesso na implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

As duas ferramentas integram eixos do programa Tempo de Aprender, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o Programa realiza ações com o intuito de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores, disponibiliza materiais e recursos baseados em evidências científicas, aprimora o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes por meio de atenção individualizada, além de valorizar os professores e gestores da alfabetização.

Sora

O Sora, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), é uma plataforma que oferece apoio aos gestores educacionais no planejamento e na execução de atividades de ensino para estudantes que estão aprendendo a ler e escrever. O Sistema fornece apoio tecnológico na elaboração de planos de aula e para repositório de estratégias, atividades, avaliações e recursos pedagógicos.

SisAlfa

O SisAlfa intermedia todas as ações de execução dos programas de alfabetização. Como citado anteriormente, ele foi cuidadosamente arquitetado para atender ao programa Tempo de Aprender, oferecendo um ambiente amigável e de fácil navegabilidade, para levar ao usuário um ambiente tecnológico seguro e ágil durante todo o processo. É por meio do SisAlfa, por exemplo, que diretores das escolas do primeiro e segundo ano do ensino fundamental devem preencher as informações do Plano de Atendimento para o recebimento dos recursos do PDDE Alfabetização.

Conheça o Sora.

Conheça o SisAlfa.

FGM e MEC