MDS aumenta em 15,3% o valor do repasse pelos atendimentos do Criança Feliz

O programa Criança Feliz do governo federal acaba de ser fortalecido. A Portaria nº 1.375, publicada na última sexta-feira (6), reajusta o valor repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) aos municípios de acordo com a quantidade de crianças e gestantes acompanhadas pelo programa. O aumento é de 15,3% e já vale para o mês de abril. Com isso, o montante pago às prefeituras chega a R$ 75,00 por indivíduo atendido.
De acordo com o ministro interino do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o aumento no valor vai aprimorar o programa para que ele chegue mais rápido à casa de quem mais precisa. “Acreditamos que o acréscimo no repasse fortalecerá as ações que contribuem para o desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e escolar das crianças, proporcionando mais oportunidades de emprego e renda no futuro”, destacou ele.
Saiba mais
O Criança Feliz ampliou a rede de atenção e cuidado integral com a primeira infância. O programa vem mostrando que pequenos cuidados ajudam a reduzir desigualdades sociais e geram muito mais oportunidades no futuro. Semanalmente, visitadores levam às famílias orientações sobre a melhor maneira de se estimular o desenvolvimento das crianças.
Ao todo, 2.675 municípios aderiram ao programa e 1.988 já realizam as visitas domiciliares. A ações são voltadas às gestantes e crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e àquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também são acompanhadas gestantes e crianças beneficiárias afastadas do convívio familiar por medidas protetivas.
Fonte: MDS