Material de alfabetização é entregue para estudantes das redes municipais e estadual de Goiás

O Governo do Estado de Goiás confeccionou livros dentro do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais), que busca reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente no Estado. Ao todo, 170 mil crianças serão beneficiadas com o material.

Os materiais didáticos do AlfaMais trabalham gêneros textuais do cotidiano da criança, como receitas de culinária, brincadeiras de roda, contos infantis, cartazes de campanhas de conscientização, tirinhas e álbuns de fotografia. Os livros foram elaborados por professores alfabetizadores das redes públicas de ensino, com a colaboração de artistas goianos e uma estudante da rede estadual.

Em abril, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou o material dos professores, no total 28 mil exemplares, para profissionais que estão lotados nas redes municipais e estadual de ensino, à frente de turmas de Educação Infantil e de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Foram 28 mil exemplares.

O material é complementar, ou seja, vai ser um apoio para os professores em sala de aula de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O material oficial continua sendo o livro didático do PNLD do governo federal.

Formação de professores

Além da distribuição dos materiais didáticos, a Seduc realiza, desde o início do ano letivo, diversos momentos de formação com professores, secretarias municipais e as Coordenações Regionais de Educação (CREs). As reuniões presenciais com os articuladores do AlfaMais ocorrem mensalmente para alinhar todas as ações do programa no Estado e garantir sua efetividade.

Programa AlfaMais Goiás

O AlfaMais foi criado em 2021, pela Lei Estadual nº 21.071, e começou a ser executado nas escolas goianas no início de 2022. O programa tem o objetivo de assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Para cumprir esse objetivo, o programa conta com a formação de professores, entrega de materiais didáticos complementares, pagamento de bolsas para os profissionais envolvidos e premiação de escolas com os melhores resultados.

As unidades com menores índices de alfabetização também receberão fomento do AlfaMais e a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios levará em conta indicadores de qualidade do ensino.

FGM e Seduc