Mais de 4 mil pessoas inscritas na XXII Marcha; GO, Estado mais próximo, aumenta participação

O número de inscrições para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será de 8 a 11 de abril, atingiu um novo patamar. Ao chegar aos mais de 4 mil participantes, aumentam as expectativas do movimento para um público recorde. Nas últimas edições, mais de 7 mil pessoas passaram pelo Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) espera que, entre os presentes, pelo menos 3 mil sejam prefeitos.
A 19 dias do evento, realizado anualmente na capital federal, lideranças municipalistas têm reforçado o convite nos Estados. Na primeira reunião de 2019 do Conselho Político da Confederação, composto pelos representantes das 27 entidades estaduais, os presidentes acordaram em mobilizar os gestores e acompanhar os números de inscrições. O objetivo é reunir, em Brasília, a maior representatividade da administração local para demonstrar a união e a força do movimento.
Esta edição irá coincidir com os 100 dias de gestão do governo do presidente Jair Bolsonaro e a possibilidade de apresentar e defender os pleitos municipais tem feito gestores das cinco regiões do Brasil confirmarem a participação. Por ser o Estado mais próximo de Brasília, Goiás pode ter uma das maiores comitivas. Nesta semana, o número de prefeitos inscritos já ultrapassou o de participantes do ano passado.
Há, até o momento, 86 pessoas de GO confirmadas na Marcha, sendo 62 chefes do Executivo municipal. Em 2018, vieram à capital apenas 58 prefeitos dos 246. Reconhecendo o papel do Estado, a facilidade de deslocamento e as contribuições que os gestores goianos têm a fazer, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, reforçou o convite. No vídeo, ele fala dos temas a serem abordados no encontro com o governo federal e o Legislativo, como o pacto federativo.

Pelo potencial de representatividade em nível nacional – Goiás é o sétimo Estado do país com maior número de entes municipais e líder no Centro-Oeste -, o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes (GO), Haroldo Naves também convoca os gestores.

Por: Amanda Mai