Inscrições para oficina sobre agricultura familiar e alimentação escolar estão abertas

  • por

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu as inscrições para a primeira edição da série de “Oficinas Temáticas da Agricultura Familiar e Pnae”, que tem por objetivo qualificar e ampliar o processo de aquisição de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A primeira oficina será realizada no dia 27 de julho, das 14h às 16h.
No total, serão realizados seis encontros virtuais de capacitação, com assuntos distintos, até o final de 2021. O tema será: “A Agricultura Familiar e a importância da produção local”. Os interessados em participar podem realizar a inscrição aqui, onde também está disponível a programação do evento. As vagas são limitadas, para permitir maior interação e colaboração entre os participantes, mas o conteúdo gravado será divulgado posteriormente.
Clique para realizar sua Inscrição 
Agricultura familiar
Publicada em 2009, a Lei nº 11.947 determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo FNDE a estados, municípios e Distrito Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. A aquisição dos produtos pode ser realizada por meio de chamada pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório.

A inclusão de gêneros da agricultura familiar no Pnae tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional possam ser consumidos diariamente por estudantes das redes públicas de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, garante mercado para esses produtores, o que promove o desenvolvimento econômico das comunidades.
FGM e FNDE