Inscreva-se para a 23ª Marcha em Defesa dos Municípios

  • por

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terá a sua 23ª edição marcada entre os dias 25 e 28 de abril. O encontro que não pôde ser realizado nos dois últimos anos ,em decorrência da pandemia de Covid-19 e é considerado o maior evento municipalista da América Latina, terá o público reduzido, e os Gestores devem garantir participação o quanto antes.

O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves destaca que essa edição receberá os candidatos à presidência da República para debater as urgências do movimento municipalista e garantir o compromisso deles com um federalismo mais justo e equilibrado. “Essa é o momento de mostrarmos a força do municipalismo goiano” ressalta.

Histórico

A I Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios aconteceu em 19 de maio de 1998. Mais de mil prefeitos compareceram ao evento, organizados pela primeira vez para reivindicar e apresentar sua pauta ao governo federal e ao Congresso Nacional. Foi um marco na história do municipalismo, porque foi a primeira vez que os Municípios vieram oficialmente à capital federal dizer que não estavam satisfeitos e reivindicar melhorias para sua população.

Foi em 2007, na sua 10ª edição que o presidente da República anunciou para os presentes a votação do aumento de 1% do valor do FPM, que nos meses seguintes teve sua aprovação, garantindo mais receita para os Municípios.

Além disso, em 2008 o evento ganhou mais força pela maciça presença dos agentes públicos municipais por meio da atuação conjunta das entidades municipalistas de prefeitos, vereadores e secretários municipais e pela participação efetiva do governo federal. Nesta edição, o número de participantes foi de mais de 4 mil, o movimento municipalista não parou e, nos anos seguintes, seguiu mobilizando e reunindo ainda mais representantes nas Marchas.

Em 2017,  com participação do Presidente Haroldo Naves, o evento recebeu especialistas e representantes do governo federal, incluindo presidentes da República, membros do Congresso Nacional e ministros do Judiciário. Assim, a cada ano, a pauta de demandas municipalistas tem um momento único para ser tratada com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário da esfera federal.

Primeira Marcha Pós pandemia

A programação preliminar, publicada no site do evento, prevê a XI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias e do Atendimento técnico-institucional. Debate promovido pelo Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), pelos vereadores e com representantes dos órgãos de controle também contam entre as atividades. Para conferir a programação, clique aqui.

A Federação Goiana de Municípios (FGM) se coloca a disposição dos prefeitos e prefeitas para realizar as inscrições, e para colaboração no sentido de hospedagem e transporte. Lembramos que a Marcha ocorrerá no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), no período de 25 a 28 de abril de 2022. Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

FGM e CNM