Inep lança painel que permite comparar dados do Censo Escolar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o painel Análise Comparativa, por meio do qual é possível fazer comparações entre as informações declaradas nas edições de 2021 e 2020. Com isso, os gestores, assim como a população, podem verificar o andamento da coleta do Censo Escolar.

O novo painel faz parte do Mapa da Coleta do Censo Escolar e apresenta o percentual de declarações concluídas (referentes a 2021) por estado, município, dependência administrativa e também por escola. Desse modo, é possível verificar, por exemplo, o número de matrículas informadas no Sistema Educacenso (em 2020 e 2021) e, consequentemente, a diferença entre os dois anos, além do percentual de declaração do Censo Escolar 2021, em relação ao ano anterior. Como a plataforma permite aplicar cada um desses filtros, é possível obter as informações de acordo com os contextos de interesse.

Na primeira etapa do Censo Escolar, a chamada Matrícula Inicial (em andamento), o Inep disponibiliza, no Mapa da Coleta, quatro painéis específicos: Mapa das escolas; Matrículas; Escolas; Análise Comparativa. As informações servem como base para gestores educacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, imprensa e população em geral.

Acesse o painel Análise Comparativa

Acesse o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Censo Escolar

FGM e MEC