Inep inicia período para preenchimento dos questionários do Sistema Saeb

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou o período para preenchimento dos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. A Federação Goiana de Municípios (FGM) orienta que os secretários municipais e diretores das escolas responderem os formulários eletrônicos, por meio do Sistema Saeb. O prazo vai até 23 de dezembro.

Os questionários dos diretores abordam aspectos relacionados ao perfil e à experiência dos gestores escolares, além de contemplar as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura das escolas. No caso dos secretários, as perguntas se referem ao funcionamento das redes de ensino. Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participarão do Saeb neste ano.

As escolas públicas (com mais de 10 alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática. Também há uma amostra de escolas particulares e outra de escolas públicas e particulares (2º ano do fundamental) nestas disciplinas. O Saeb 2021 ainda avaliará, amostralmente, o 9º ano (ciências humanas e ciências da natureza) de públicas e particulares.

Confira a Portaria do Saeb 2021

Acesse o Sistema Saeb

Saiba mais sobre o Saeb

FGM