Inep inicia agendamento para aplicação dos testes e questionários do Saeb

A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira (25), o agendamento para a aplicação dos testes e questionários em papel do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Até o dia 5 de novembro, a Fundação Cesgranrio, entrará em contato com os diretores das escolas, para agendar as provas, que ocorrerão no período entre 8 de novembro e 10 de dezembro.

Serão estabelecidos os dias e horários de aplicação para as turmas participantes. Além disso, será verificado como está o preenchimento do questionário eletrônico do diretor — os formulários foram enviados por e-mail e devem ser preenchidos até 23 de dezembro. Os diretores também serão informados sobre aspectos gerais, como duração da aplicação e disciplinas da avaliação.

Esta também será a oportunidade de conferir, entre outras informações, o endereço da escola e as turmas que participarão do Saeb, assim como a quantidade de alunos. A provas serão realizadas em horário regular de aula. Desse modo, a escola deverá suspender as aulas das turmas que não participarão, com o objetivo de disponibilizar mais salas aos participantes e, assim, garantir o distanciamento adequado, em virtude da pandemia de covid-19.

Cartilha

No portal do Inep, é possível acessar e baixar a Cartilha do Saeb 2021. No documento, há detalhes sobre os procedimentos e também sobre a aplicação da avaliação. Na cartilha, os diretores podem consultar, por exemplo, quais dados e documentos precisam reunir para fazer o agendamento.

Confira a Cartilha do Saeb 2021

Saiba mais sobre o Saeb

FGM e MEC