Inep fará pesquisa de controle de qualidade dos dados

Com o objetivo de avaliar a fidedignidade das informações prestadas ao Censo Escolar 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está se preparando para realizar, no segundo semestre, uma pesquisa de controle de qualidade dos dados declarados pelas escolas. O desenvolvimento de ações sistemáticas de controle de qualidade é um dos requisitos para garantir o cumprimento dos princípios fundamentais e boas práticas que orientam a produção das estatísticas educacionais oficiais produzidas pelo Inep.

A pesquisa, feita por amostragem probabilística, será executada por uma entidade externa especializada. Além de fornecer uma estimativa do número de matrículas com registro administrativo apropriado nas escolas para compará-las àquelas constantes da base de dados do Censo Escolar da Educação Básica, a pesquisa também permite calcular estimativa de conformidade da informação de escolaridade e formação superior, quando for o caso, dos docentes da educação básica. Para o exercício de 2017, serão analisadas amostras de pré-escola na educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio regulares em escolas públicas e escolas privadas.

Impactos – Além de identificar o perfil da escola em relação à organização dos registros administrativos e da forma de preenchimento e envio de informações ao censo, a iniciativa ajudará a identificar o impacto que decisões sobre a informação de dados escolares tem sobre a qualidade dos dados reportados.

O processo, assim, contribui com subsídios para a elaboração e adequação de rotinas, permitindo melhor aparelhamento das escolas para a guarda e recuperação dos seus registros. Os dados coletados pelo Inep por meio dos censos educacionais são utilizados para o planejamento e monitoramento das políticas públicas, de forma direta ou indireta, nas três esferas administrativas – federal, estadual e municipal.

 

Fonte: Ministério da Educação