Haroldo Naves retorna à Presidência da Federação Goiana de Municípios

  • por

O municipalismo goiano prestigiou, na tarde desta terça-feira (01), a posse da Nova Diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM), liderada pelo Prefeito de Campos Verdes e Vice-Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Haroldo Naves. Com um público de mais de 400 espectadores, Prefeitos, lideranças do Governo e presidentes de autarquias estaduais puderam participar da solenidade e conhecer o plano de ação da Diretoria para o biênio 2021-2023.

Estiveram presentes o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira; o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim de Castro; o agora Ex-Presidente da FGM, José de Sousa Cunha e representantes da Diretoria empossada.
Em seu momento de fala, o Governador Ronaldo Caiado destacou a importância da FGM para o sucesso de sua gestão. “Encontramos na Federação Goiana de Municípios um parceiro para a promoção de políticas públicas e na interlocução entre os municípios. Tenho certeza que Haroldo Naves continuará com este direcionamento republicano”.

Corroborando com as declarações do Governador, o Presidente Lissauer Vieira lembrou do papel da entidade municipalista em prol da mobilização dos prefeitos e prefeitas, além da capacitação das gestões públicas. O parceiro de longa data da FGM, Joaquim de Castro estimou à Haroldo Naves uma célebre gestão e com várias conquistas para o estado, colocando o TCM-GO a disposição para tal.
   
Em seu discurso de transição, o Ex-Presidente Cunha estimou ao Presidente eleito e sua diretoria, uma gestão repleta de conquistas. “Confio na capacidade e na liderança municipalista de Haroldo. O Presidente não poupará esforços para continuar alavancando o nome da FGM e levando as pautas municipalistas para toda a esfera nacional”.
Plano de ação
Presidente Haroldo Naves agradeceu o apoio de cada prefeito e prefeita na oportunidade de presidir, pelo terceiro mandato, a Federação Goiana de Municípios. O líder Municipalista acrescentou que não medirá esforços para reafirmar parcerias e vínculos na promoção de políticas para os municípios. Quanto ao seu plano de ação, o Prefeito de Campos Verdes promete reaver pleitos que beneficiarão as administrações municipais.
“Precisamos ter uma posição ativa em âmbito nacional, como para aprovação da PEC que aumenta 1% do FPM. Outro ponto a se observar é a PEC paralela em relação a Previdência, apesar das articulações junto ao Governo Estadual e pensando nos Regimes próprios de Previdência, podendo ter a própria regulamentação”.

Aproveitando sua colocação na CNM, Haroldo destaca pleitos de interesse municipalista. “Quero pontuar a dificuldade de mais de 2 mil municípios em todo Brasil, em atingir o índice da educação no ano de 2020. Estamos apresentando uma PEC para livrar os gestores desta punição. Outra luta que vamos apresentar seria para que as entidades municipalistas pudessem apresentar ações diretas de inconstitucionalidade e constitucionalidade”.
Sempre preocupado com o bem-estar das gestões públicas, o Presidente da FGM objetivou melhores condições para os Prefeitos e Prefeitas. “Uma questão muito séria é sobre a Lei de Improbidade, que não difere o que é culpa de dolo. Assim como a PEC do Pacto Federativo, que ainda não foi resolvida e prevê a extinção de municípios. Outro ponto que vamos pleitear é sobre a questão da distribuição dos royalties do petróleo”.
Nova Diretoria
Além do Prefeito Haroldo Naves no cargo de Presidente, a Diretoria empossada é composta pelo Prefeito de Jaraguá Paulo Vítor como 1° Vice Presidente; o Prefeito de Campestre de Goiás, Fabiano Capuzzo como 2° Vice Presidente; O Prefeito de Rialma, Frederico Vidigal como Presidente do Conselho deliberativo; Prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão como Vice-Presidente do Conselho Deliberativo; O Prefeito de Santa Helena, João Alberto como Diretor Administrativo; o Prefeito de Panamá ,José William no cargo de Diretor Administrativo Substituto; o Prefeito de Turvelândia, Siron Queiroz como Diretor Financeiro, o Prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro como Diretor Administrativo Substituto e o Prefeito de São Luiz de Montes Belos, Eldecírio Silva como Diretor de Gestão Pública. A diretoria ainda conta com Prefeitos (as) nos Conselhos Deliberativo, Fiscal, Político e nas coordenações setoriais. Totalizando 65 gestores municipais.
Para conferir a solenidade de Posse na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=B5T7_x6E-hk