Governo realizará estudo em seis Municípios Goianos para mapear o predomínio da COVID-19

O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) firmaram uma parceria para aplicar a Pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid-19). O estudo será realizado em 133 Municípios com as maiores divisões demográficas em todas as regiões do país. Serão testadas 250 pessoas em cada cidade selecionada. Diante disso o presidente da FGM e vice-presidente da CNM, Haroldo Naves, pede o apoio de todos os gestores goianos e a população para coleta de dados desse importante levantamento, que pretende mensurar a propagação do coronavírus e será realizado em etapas.
Além de mapear o predomínio do coronavírus, a pesquisa vai avaliar a velocidade de expansão da doença no país, levantar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 e analisar a evolução de casos na população brasileira, por meio de uma amostragem de participantes nessas 133 “cidades sentinelas” escolhidas de acordo com os dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, serão testadas para o novo coronavírus 99.750 pessoas dos Municípios selecionados.
O estudo já é considerado o maior já feito em nível mundial para mensurar a prevalência da Covid-19. Com as informações coletadas, será possível determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; avaliar os sintomas mais comuns; obter cálculos precisos da letalidade da doença; estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia, bem como permitir o desenho de estratégias de abrandamento das medidas de distanciamento social com base em evidências científicas.
Os municípios goianos que passaram pelo estudo são: Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, São Luís de Montes Belos-Iporá, Porangatu-Iruaçu, Luziânia-Águas Lindas de Goiás.
Fonte: FGM com dados da CNM.