Governo reabre inscrições para auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc nesta quinta-feira (10/12)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), reabriu, na quinta-feira (10/12), as inscrições para o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc. O benefício se enquadra no Inciso I do regulamento e destina renda emergencial mensal de R$ 600,00 a trabalhadores e trabalhadoras da cultura no Estado.
A reabertura ao pleito se dá por haver ainda recursos a pagar e, também, pela grande procura dos artistas após o encerramento do primeiro lote de inscritos. Com isso, os interessados poderão se inscrever até às 23h59 do dia 16/12, pela plataforma Mapa Goiano (mapagoiano.cultura.go.gov.br). Todas as informações, bem como o material referente à lei, estão disponíveis no site: www.cultura.go.gov.br.
E para facilitar o cadastro das pessoas que não têm acesso a recursos técnicos, como computador ou internet, gestores da Secult estarão atendendo e auxiliando com ponto fixo na sede da Secult Goiás, no Centro Cultural Marietta Telles (Praça Cívica).
Nesta etapa do Inciso I, podem pleitear o benefício os trabalhadores com atividades suspensas por conta da pandemia, que comprovem: atuação social e profissional nas áreas artística e cultural nos últimos dois anos; não terem emprego formal ativo; que não sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Bolsa Família; que a renda familiar mensal per capita seja de até 1/2 (meio) salário- mínimo ou a renda familiar mensal total seja de até 3 (três) salários mínimos, o que for maior; e não serem beneficiários do auxílio emergencial previsto pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.
O secretário de Cultura, Adriano Baldy, destaca a importância dessa oportunidade que está sendo ofertada aos artistas e, assim como o governador Ronaldo Caiado, ele entende que os investimentos da lei emergencial devem ser aplicados todos em Goiás, como reforço necessário aos artistas goianos. Adriano Baldy, espera que essa movimentação consiga atender à demanda remanescente da classe.
FONTE: FGM com dados da Secretaria de Cultura