Governo de Goiás realiza, nesta sexta-feira (27/11), live 2 sobre editais da Lei Aldir Blanc

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), realiza, nesta sexta-feira (27/11), às 19h, a videoconferência “Orientações: Editais Aldir Blanc – Live 2”. Desta vez, a reunião será transmitida ao vivo pelo canal “Secult Goiás” no YouTube.
A série de lives é uma parceria da pasta com o Conselho Estadual de Cultura, responsável pelo estudo minucioso dos editais em andamento para esclarecer as dúvidas do público interessado. Os conselheiros Wellington Dias, Mazé Alves, Solemar Oliveira e Aguinaldo Coelho participarão da videoconferência.
Neste segundo encontro, serão abordados temas relativos aos editais I e III: “Premiação de Produtos Culturais de obras de artesanato, obras de artes visuais, produções audiovisuais, obras literárias e obras de grafite” e “Oficinas online para capacitação, formação e difusão da Cultura no Estado de Goiás”, respectivamente.
Os conselheiros também vão falar sobre a errata publicada na quarta-feira (25), cujo objetivo foi simplificar alguns pontos dos editais para facilitar o acesso aos mesmos.
Na live 1, já disponível no canal da Secult Goiás, foi tratado o tema “Documentação Obrigatória para os três editais” e critérios específicos do edital 2 (Vídeos finalizados de pocket shows, apresentações artísticas, circenses e de dança, peças teatrais, videoclipes, contação de história, batalha de rimas, monólogos, festival de cinema, podcast, videocast e jogos e aplicativos digitais).
 
Inscrições e prazo
As inscrições para os três editais de fomento à cultura via Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020) ficam abertas até as 23h59 do dia 7 de dezembro de 2020. Para se inscrever, é preciso acessar a Plataforma Mapa Goiano (mapagoiano.cultura.go.gov.br) e clicar na aba “Oportunidades”.
 
Resumo dos Editais Aldir Blanc
Edital de Concurso para Seleção de Ações Culturais e Artísticas: 
Contemplará 1.062 propostas de vídeos finalizados de pocket shows; apresentações artísticas, circenses e de dança; peças teatrais; videoclipes; contação de história; batalha de rimas; monólogos; festival de cinema; podcast e videocast; e jogos e aplicativos digitais.
Edital de Concurso para Premiação de Produtos Culturais: 
Disponibilizará 441 vagas para seleção de projetos artísticos distribuídos em diferentes linhas de ação e categorias, tais como artesanato Kalunga, artesanato geral, artesanato circuito das cavalhadas, artes visuais, grafite, obras literárias e audiovisual (séries, curtas e/ou longas-metragens).
Edital de Concurso para Seleção de Ações de Formação Cultural:
Contemplará o total de 800 propostas que visem promover, on-line, oficinas de capacitação, formação e difusão da Cultura no Estado de Goiás nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, cultura popular e patrimônio, dança, literatura, música, teatro, circo, moda, design, fotografia e gastronomia).
Fonte: FGM com dados da Secult.