Governo de Goiás lança programa para fomentar o turismo rural

O Governo de Goiás deu início ao cadastramento de produtores rurais interessados em participar de um programa a ser desenvolvido pelo Estado no fomento ao turismo rural. O objetivo é mapear propriedades rurais no Estado com potencial turístico a ser explorado, seja pelo lado gastronômico, de experiência, arquitetônico, de hospedagem, museológico, de aventura, ecoturismo e costumes locais, dentre outras práticas de agroturismo. A partir desse mapeamento, o Governo irá desenvolver políticas públicas focadas no fomento a essas atividades, potencializando a economia local e criativa dessas zonas rurais.

A iniciativa é promovida de forma integrada e reúne ações das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Retomada e da Cultura (Secult) e da Goiás Turismo, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da GoiásFomento. A previsão é de que o cadastro possa, em um futuro breve, também dar aos produtores a oportunidade de criar, desenvolver ou alavancar atividades ligadas ao turismo rural, por meio de capacitações, acesso a crédito, assistência técnica e gerencial.  Além disso, a iniciativa visa contribuir para a valorização da cultura regional e a agregação de valor a produtos e experiências de consumo.

Inscrições 

Inicialmente, serão aceitos cadastros de municípios e povoados da região do Caminho de Cora Coralina e municípios circunvizinhos. São eles: Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, Caxambu, Radiolândia, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina, Itaguari, São Benedito, Itaberaí, Calcilândia, Ferreiro e Cidade de Goiás. O preenchimento do formulário (https://forms.gle/HrVfViVDPRMHSwqM8) deverá ser feito até o dia 20 de junho.

Para se inscrever:   https://forms.gle/HrVfViVDPRMHSwqM8

FGM