Governo de Goiás abre inscrições de filmes para laboratório de consultoria audiovisual

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores goianos que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), e a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-GO) abrem hoje, quinta-feira (05/11), as inscrições de filmes para o laboratório de consultoria audiovisual de roteiros e projetos. Os interessados terão cinco dias para se inscrever.
A programação integra a 21ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2020), que este ano será realizado de 16 a 21 de novembro, em formato totalmente digital, em razão da pandemia de Covid-19.
As inscrições são limitadas. Ao todo, a organização do festival aceitará 24 proposituras de filmes documentais, curtas ou longas-metragens, em finalização ou finalizados. Desses, apenas seis serão escolhidos.
Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de 24 inscritos, o processo será encerrado antes da data prevista.
A seleção das obras será feita entre os dias 10 e 15 de novembro. A proposta é classificar seis filmes para uma consultoria individualizada, voltada para o circuito de festivais, formação de público e ações para finalização. Cada laboratório terá duração mínima de 60 minutos e ocorrerá via zoom.
Para se inscrever é necessário: Logline (até 300 caracteres); sinopse Longa (até 5.000 caracteres com espaço); estratégia de distribuição, se houver (até 5.000 caracteres); Bio-Filmografia resumida dos profissionais que participarão da consultoria (até 1.000 caracteres cada); apresentação da empresa produtora (até 1.000 caracteres); e link do teaser ou promo e/ou link do corte atual.
Cada consultor fará uma exposição aberta via zoom, com abertura de perguntas e respostas sobre os projetos e discussões no laboratório.
Ao se inscrever, o interessado deverá encaminhar todas as informações solicitadas para o seguinte e-mail: [email protected].
Júri técnico
O júri de seleção dos filmes é composto por Caio Dornelas, idealizador e coordenador da Mostra Itinerante Canavial de Cinema, do estado de Pernambuco; Cristiane Oliveira, diretora do longa-metragem A Mulher do Pai (2016); e André D’Elia, diretor dos longas-metragens Sertão Velho Cerrado (2018), A Lei da Água – Novo Código Florestal (2015) e Belo Monte – Anúncio de uma Guerra (2012).
Fonte: FGM com dados Secult.