Governo capacita profissionais de 123 municípios goianos no novo sistema do Programa Criança Feliz/e-PC

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o Governo de Goiás capacitou representantes da gestão e supervisores de 123 municípios goianos que executam o Programa Criança Feliz (PCF) no sistema ePCF. A capacitação foi coordenada pela equipe estadual do PCF e aconteceu entre os dias 05 e 14 de outubro.
A Superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, Luiza Vitor, destaca que o sistema contribuirá para otimizar o desenvolvimento das ações de apoio às famílias com gestantes e crianças de até três anos inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada ( BPC), podendo ainda ser utilizado como instrumento de gestão para o planejamento de ações da assistência bem como para o trabalho intersetorial.
No Brasil, quase 3 mil cidades recebem recursos do Governo Federal para realizar os atendimentos promovidos pelo Criança Feliz. Para ter acesso ao recurso o município precisa cumprir os requisitos exigidos pelo programa, entre os quais possuir, pelo menos, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com um mínimo de 140 pessoas que atendam os critérios para participação no programa.
Segundo o último relatório disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, em Goiás, no mês de julho, foram acompanhados mais de 10 mil indivíduos. Mesmo no contexto da pandemia e as atividades sendo realizadas, na sua maioria, de forma remota, o Programa Criança Feliz permanece ativo e cumprindo com seus objetivos, que em linhas gerais são: a promoção do desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo programa e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
O programa, que surgiu a partir do Marco Legal da Primeira Infância, desenvolve-se a partir de visitas domiciliares, por meio de ações planejadas e sistematizadas, e norteadas por uma metodologia própria denominada Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) .
Como política pública propõem-se a promover os direitos das crianças na primeira infância por meio da articulação entre diversas políticas setoriais, sendo elas: saúde, educação, direitos humanos e cultura.
Fonte: FGM com dados da Seds