Governo apresenta Programa Goiás Solar

O Governo de Goiás, através da Secima, apresenta nesta quinta-feira o Programa Goiás Solar que busca incentivar o consumo e a geração de energia fotovoltaica no Estado. O secretário Vilmar Rocha fará, ao lado do governador Marconi Perillo, o lançamento do programa nesta quinta-feira, às 17 horas, no Palácio das Esmeraldas.
O Programa Goiás Solar é parte de esforço do Governo para a elaboração de políticas públicas e adoção de medidas promotoras do desenvolvimento da energia solar em Goiás, valorizando os recursos naturais estratégicos para o crescimento da economia goiana, o desenvolvimento de novos negócios, geração de empregos e o uso de energias renováveis.
Estado com alto índice de incidência solar, Goiás tem um potencial enorme para a geração e o consumo dessa energia limpa e renovável e pretende se tornar uma referência nacional para o setor. Atualmente, a energia solar responde por menos de 1% da matriz energética nacional e está muito abaixo do padrão mundial. A Alemanha, um país com menos incidência solar que o Brasil, já responde por 35% de toda a energia solar produzida no mundo e a China compete de igual para igual com o país europeu.
O Goiás Solar será capilarizado para todas as regiões do estado, especialmente, aquelas regiões de baixo acesso, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
O programa tem como pontos estratégicos a atenção às questões tributárias, de financiamento, infraestrutura, desburocratização, desenvolvimento da cadeia produtiva e educação e conscientização. Muitas medidas já estão em andamento e outras em fase de implantação.
Entre as principais ações do Goiás Solar estão a isenção de ICMS para micro e pequenos geradores e consumidores de energia solar, a ampliação e a criação de linhas de crédito exclusivas para financiamento (como o FCO Sol e Goiás Fomento), a simplificação do licenciamento ambiental para instalação de usinas solares, o uso de placas solares nas casas dos programas habitacionais do Estado, o uso de energia solar em prédios públicos e o estímulo à vinda e criação de novos empreendimentos para o Estado.
Mais informações sobre o programa AQUI.
Fonte: Secima