Goinfra leva serviços das Patrulhas Mecânicas a Palestina de Goiás, no Oeste goiano

Máquinas, trabalhadores e equipamentos, disponibilizados pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para a realização de serviços de melhoria das estradas municipais, chegaram à cidade de Palestina de Goiás, na região Oeste, nesta terça-feira (05/04). O programa Patrulhas Mecânicas Regionais, promovido pelo Governo de Goiás, visa melhorar a trafegabilidade nas vias da zona rural, o que facilitará o trânsito de moradores e pessoas que passam pela região, o escoamento da produção agrícola e leiteira e o acesso a distritos, povoados, assentamentos e escolas rurais.

Ao lado do prefeito de Palestina, Eduardo Talvani de Lima Couto, o presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou a importância do programa para o crescimento e fortalecimento da economia pelo interior de Goiás. “Tínhamos uma grande necessidade de desenvolver, no curto prazo, uma infraestrutura que historicamente nunca recebeu atenção do Estado”, apontou. “Hoje, isso tem surgido como um dos maiores desafios para que a gente consiga uma infraestrutura à altura do que é produzido hoje.”

A expectativa do prefeito Talvani de Lima é que o benefício transforme a realidade do escoamento da safra do município, que tem uma volumosa produção de soja, milho e sorgo. “Há anos Palestina não recebia tal benefício. Inicialmente vamos recuperar a Mata-Burro Vermelho, estrada de 16 quilômetros que liga a GO-221 a divisa de Caiapônia, que é por onde escoa a maior parte da produção agrícola de Palestina”, afirmou.

Também presente ao lançamento das obras, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, enfatizou o quanto o apoio do Governo de Goiás aos municípios é valioso. “Vocês não sabem a dificuldade das prefeituras hoje em pagar posto de combustíveis. É R$ 500 mil, R$ 600 mil por mês só de petróleo. E as outras demandas? A Patrulha Mecânica nos ajuda demais, porque o produtor rural só quer uma estrada boa”, salientou.

Para o produtor rural Moacir Leite, que mora na região há 35 anos, a ansiedade em ver o trajeto recuperado é grande. “Nossa rodovia sempre foi muito precária. A gente sofreu muito nas estradas e estava quase sem acreditar que iria acontecer. Hoje, estamos satisfeitos, sabendo que a Goinfra vai arrumar a estrada”, declarou.

Como funciona

Com o Patrulhas Mecânicas Regionais, a Goinfra integrou 8 equipes de patrulhas. Cada uma é composta por 14 máquinas, operadores, equipamentos e combustíveis, tudo custeado pelo Governo de Goiás, e fica à disposição dos municípios por um período de dias para a execução de serviços de melhorias em estradas não-pavimentadas, sempre na zona rural.

Ao todo, cada patrulha possui quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante, duas motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.

Palestina de Goiás