Goiás supera meta na Campanha de Vacinação

O Estado de Goiás superou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar 95% das crianças de 1 ano a menos de 5 anos na Campanha de Vacinação contra a Polomielite e Sarampo. Dados do MS revelam que, no geral, foram imunizadas em todo o Estado 97,65% das crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) e 96,94% contra o sarampo. Os registros do Ministério da Saúde também apontam que Goiás é o sétimo Estado do País no ranking do índice de vacinação, atrás apenas do Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia e Sergipe.

Apesar dos bons resultados alcançados, a Campanha de Vacinação prossegue até o próximo dia 14. Embora o índice geral de vacinação seja superior a 95% no território goiano, mais de 50 municípios ainda não alcançaram a meta (veja dados aqui). Entre eles, chama a atenção os que têm grandes contingentes populacionais, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde.

A campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independente da situação vacinal.  O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, conclama os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram as crianças a levá-las aos centros de Saúde.

Leonardo Vilela destaca que a vacina é a forma mais eficaz de proteger as crianças contra a poliomielite e o sarampo, doenças consideradas graves. A paralisia infantil, enfatiza o secretário, deixa sequelas, muitas vezes, irreversíveis. Já o sarampo pode causar a morte da criança.

Há surtos de sarampo constatados nos Estados de Roraima e Amazonas. Além disso, há casos isolados da doença confirmados no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará, Rondônia, Pernambuco e São Paulo. Já a poliomielite é uma enfermidade erradicada no Brasil em 1994. Contudo, existem casos registrados em outros países, o que aponta a necessidade de realizar a vacinação no território brasileiro.

Fonte: SES