Goiás e outros 18 Estados já iniciaram a aplicação do Saeb 2021

O Estado de Goiás, e outros 18 Estados, já iniciaram a aplicação censitária do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os estados restantes começam hoje, segunda-feira (22/11). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará o Saeb 2021 em todas as UFs, até 10 de dezembro, conforme agendamento e cronograma preestabelecido. A distribuição das avaliações amostrais começou na última terça-feira (16).

Pela primeira vez, o Inep dividiu a logística de aplicação em dois eixos: censitário e amostral. Como os procedimentos para a aplicação censitária são mais ágeis, o Instituto iniciou os trabalhos com foco no grupo que realizará esse tipo de avaliação. A programação prioriza as regiões mais distantes e as localidades onde os Correios levam mais tempo para finalizar a entrega das provas e dos questionários.

Saeb 2021 

Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participarão do Saeb neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática. Essas mesmas etapas da educação básica terão avaliação em formato amostral, nas escolas privadas. Também serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares.

O Saeb ainda avaliará, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares. Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, será amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. A estimativa é que mais de 6 milhões de alunos participem do Saeb em 2021.

Confira a Portaria do Saeb 2021

Confira a Cartilha do Saeb 2021

Saiba mais sobre o Saeb

FGM e MEC